terça-feira, 14 de dezembro de 2010

[MÍDIAS] Como integrar sites corporativos a redes sociais


1- Integração social zero: a empresa não faz qualquer menção ou não promove qualquer ligação entre suas comunidades e seu site. Só perde com isso, uma vez que os usuários das redes irão considerar seu site irrelevante.


2- Ligação entre um e outro, mas sem estratégia: são sites que colocam avisos como “siga-nos no Twitter”, “seja nosso amigo no Facebook” ou “compartilhe esse conteúdo”. Segundo alguns analistas, é o primeiro passo para se estabelecer um tráfego em direção às redes sociais. Ao compartilhar seu conteúdo, cria-se uma abertura na estratégia da empresa para encorajar usuários e clientes a opinarem sobre seu negócio.

3- Ligação entre um e outro, estimulando a conexão: passo muito parecido ao item dois, mas com estímulos para que o usuário de seu site espalhe as mensagens induzidas pela empresa. Tem de tomar cuidado para não atingir estágios considerados intrusivos pelo internauta e suas relações na plataforma social.

4- Experiência socialmente integrada: nessa fase, é importante estender a experiência da marca às redes sociais e fazer com que os usuários estejam “com” a marca. É preciso criar, articular e conduzir diálogos sobre seu negócio nos canais sociais. Porém, integrar pessoas à sua estratégia de rede social significa trazer a voz delas para seu espaço e não fazer com que elas fiquem repetindo o que a empresa diz.

5- Agregar conversações ao site: nesta fase, a estratégia vai se tornando real, uma vez que sua empresa começa a reunir no site conversas ou parte delas que giram em torno de seu negócio. O site se transforma em agregador de seu produto ou negócio e é por ele que o internauta saberá sobre sua presença na plataforma de relacionamento. A dona da marca não tem controle sobre o que é falado dela, mas pode controlar o que será mostrado de volta em seu site.

6- Seu site com login social: colocado em prática o nível cinco, o passo seguinte é oferecer a possibilidade para que as pessoas se cadastrem em seu site e usem seus serviços com a mesma identidade adotada em uma rede social. O login social simplifica a vida do usuário e, nesta fase, o site passa a atrair a comunidade à medida que seus serviços adicionais tenham um público de verdade e que eles agreguem algum valor na vida desses usuários.

7- Ampliando o uso do login social: os internautas passam a entrar no site usando seus logins sociais e devem encontrar maneiras de compartilhar conteúdos, resultados e opiniões com outros usuários de plataformas de relacionamento.

8- O site se converte em rede social: o destino final dessa integração é fazer seu negócio ser a própria rede social.

por: Luciano Delfini
em: Locaweb ano3 nº23

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