terça-feira, 14 de dezembro de 2010

[INFORMAÇÃO] Mídias sociais

Reputação vende!

Pelo menos é o que mostra o estudo da Deloitte, para o qual 85% das empresasresponderam que visam melhorar a reputação de sua marca ao optar pelo uso das mídias sociais, ainda que o incremento das vendas tenha sido apontado como principal objetivo por 55% dos participantes.
Apesar da atenção voltada à opinião dos internautas, Cipriani afirma que é impossível garantir que uma ação de marketing inclua a preocupação com a reputaçãoda marca. Por outro lado, o especialista em mídias sociais alerta para o fato de que o consumidor que começa a despontar nas plataformas de relacionamento é uma "criança mimada", que reclama quando é minimamente contrariada. "Qualquer coisa que acontece, o usuário já diz que vai colocar no Twitter. Esse é o consumidor do momento, e a empresa tem que se adequar à realidade", avalia.
Nesse contexto, são inúmeros os casos de empresas e marcas que tiveram a credibilidade abalada com o poder e a rapidez de alcance dos comentários lançados nas redes sociais, revelando total despreparo na gestão da crise. Ian lembra os "clássicos" problemas enfrentados pelas operadoras de telefonia.
...
Na opinião de Ian Black, a única maneira realmente eficiente de uma empresa conquistar a decisão de um cliente por meio da referência de outros consumidores é oferecendo bons produtos e serviços. Isso ninguém ousa questionar.
...
Chegamos a conclusão que o recurso mais relevante oferecido pelas redes sociais ao mundo corporativo é a possibilidade da transparência. Segundo Cipriani, não há outro mecanismo mais efetivodo que o espaço criado pelas plataformas de relacionamento para que a empresa seja transparente no mercado. E os efeitos que essa relação aberta provoca, cedo ou tarde, serão sentidos no departamento de vendas de qualquer companhia.

por: Luciano Delfini
em: Locaweb ano3 nº23

Nenhum comentário:

Postar um comentário